5.5.17

Como passar, manusear ou utilizar a cola de contato (sapateiro)

               



Atire a primeira pedra quem nunca "apanhou" ao manusear qualquer tipo de cola! Agora imagina uma que gruda igual chiclete, tem cheiro fortíssimo e ainda seca muuito rápido.
Gostaria de compartilhar com vocês, como "eu me viro" com a cola de contato (sapateiro). 
Atualmente uso a da marca BiQ da Bertoncini, mas já usei a Killing (preferida), Fortik, Amazonas, etc

Como vocês já devem saber, eu faço bolsas e acessórios em couro e ensino esse ofício no curso exclusivo "Design de Bolsas em Couro e Sintético". Nele ensino além do desenho, os primeiros riscos no molde, peça piloto e outras técnicas, "manhas" e macetes referentes aos trabalhos em couro ou sintético. Hoje estou dando "uma palhinha" de um desses macetes.

Bem, as fotos acima são de diversos aplicadores de cola. Já testei todos (e mais alguns outros) e garanto, o melhor aplicador que existe é o dedo!!! 







Brincadeiras á parte (nem tanto), eu não costumo gastar mais com aplicadores, (a cola da bomba seca e quebra facilmente) aprendi a lição, ou melhor, aprendi uma técnica muito básica para aplicar cola com aqueles frasquinhos de plástico de emulsificante que acompanha os alisantes para cabelo. 
Eles são ótimos por que são feitos de um tipo de plástico que "não derrete" com a cola de contato. Isso mesmo, para quem não conhece essa cola, cuidado! Ela derrete alguns tipos de plástico. Você consegue um desses com facilidade em salões de cabelereiro! Também tem as almotolias que você pode comprar facilmente no mercado.


                                        Frasco de produtos para cabelos e almotolia



Outra coisa, como você também já deve saber, esse tipo de cola tem um cheiro muito forte e inalar ou cheirar essa cola causa efeitos colaterais considerados graves

Eu mesma, só uso com respirador e mesmo assim, se uso no fim do dia, fico "ligada" a noite toda, kkkkkkkk (é sério!)
Esse é o PFF2 específico para proteger de poeira, neves e fumos.








OK! Mas o propósito desse post não é só falar das características da cola de contato ou dos diferentes aplicadores, mas da maneira mais econômica de se passar cola e a forma mais barata. 

Quando preciso fazer uma colagem mais delicada, um debrum (dobra), ou pregar uma peça, uso a ponta do aplicador "de cabelereiro", mas quando preciso de grande quantidade de cola para passar por exemplo em uma placa de papelão, recouro ou tira maior de couro, eu uso esse mesmo frasco ou almotolia, tiro o bico dosador e coloco um tecido "bem" amarrado com linha na tampa. 


Basta um tecido de espessura fina para que a cola possa passar pela trama e espalhe de forma homogênea. E o melhor, sem sujeira e sem a necessidade de ter que deixar o frasco de molho no querosene/benzolimpa para soltar a cola depois do uso. Pois como muitos sabem essa cola depois de seca, é terrível de remover do pincel. Da forma que ensino, assim que usar, é só tirar o pedaço de tecido e jogar fora!
Procure colocar cola somente até metade do frasco, para depois do trabalho não ter que ficar limpando a cola molde ou esperar para secar e retirar o que sobrou, o que acontece muito no caso do pote de vidro causando bastante desperdício.



Tudo o que facilita a vida do artesão é refletido na mão-de-obra, custos e preço final (veja o post que fiz sobre isso aqui!) Então acho que mais esse simples pulo do gato lhe será útil. É só fazer um pequeno furo na lata de cola (grande ou pequena) e fechar com um parafuso grande ou algo do tipo. Um sapateiro querido de Rancharia-SP que me deu essa dica ;-))
Assim, você não precisa abrir a tampa da lata toda vez que precisar tirar cola, evitando que ela seque rápido demais!
Veja como fazer o aplicador no vídeo acima, aproveite para conhecer meu canal no Youtube
Se inscreva para receber aviso sobre os novos vídeos!
Você poderá aprender tudo isso e muito mais no curso completo de Design de Bolsas e Acessórios em Couro, confira aqui!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.